Saiba mais sobre a Serigrafia

A técnica conhecida como Silk Screen ou Serigrafia teve origem no Oriente muitos séculos atrás.

É um processo de impressão de desenhos: a tinta é vazada através de uma tela sobre a superfície a ser estampada. A técnica recebeu o nome em inglês porque originalmente se utilizava de uma tela (screen) de seda (silk).

 

O termo serigrafia, de origem grega e que significa “escrita em seda”, foi sugerido por Anthony Velonis, na intenção de distinguir o trabalho de criação realizado por um artista dos trabalhos industriais ou puramente reprodutivos. Hoje a seda da tela foi substituída por nylon ou poliéster – materiais mais resistentes – e a técnica incorporada pela indústria, mas o trabalho manual ainda é muito comum entre pequenas empresas e artesãos.

 

A serigrafia se tornou muito popular pois é uma técnica que permite a estamparia em variadas superfícies, mesmo que estas não sejam uniformes. Podem ser estampados tecidos, canetas, pastas, porta-objetos e até portas de carros por meio desse processo.

 

VILA DAS ARTES – IRMÃS TIBA

Na Vila das Artes as irmãs Adriana e Luciana Tiba se utilizam da serigrafia para estampar manualmente camisetas e vestidos únicos, num trabalho artístico delicado e de beleza ímpar.

 Os desenhos escolhidos para estampar cada peça são atemporais, feitos pelas próprias artistas, e não seguem modismos, mas sim um desejo de valorizar o conforto, a originalidade e a autenticidade.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s