Conheça Yurari Tombo, a arte japonesa em bambu

Yurari Tombo, ou libélula que balança, é uma escultura em bambu criada há séculos no oriente. Essa técnica curiosa foi aprimorada e estilizada pelos artesãos Roberto Makigusa e Edmundo Furukawa, expositores convidados da feira Vila das Artes.

Roberto e Edmundo estão à frente da marca Yurari Tombo e buscam, através de seus belos trabalhos, oferecer às pessoas um momento de relaxamento e meditação.

Libélula de bambu: “A libélula simboliza os ventos de mudança. Ir além das ilusões criadas por nós mesmos que limitam nosso crescimento e transformações. As libélulas são um símbolo de autoconhecimento e amadurecimento, um símbolo de equilíbrio…”.

O trabalho é feito todo manualmente, desde o corte do bambu (sempre na lua minguante e com serra apropriada para não danificar a matéria-prima), até o tratamento do material e a produção de cada detalhe da escultura. Os artesãos explicam que, para o objeto apresentar perfeito equilíbrio e movimento, é preciso muita paciência oriental.

Roberto e Edmundo trabalham com a técnica há 2 anos e costumam expor esculturas de caranguejo, móbiles e amplificadores de som, além das famosas libélulas. Eles são convidados da Vila das Artes desde o começo do ano e já fazem muito sucesso entre os visitantes e os outros expositores.

Na edição de maio, que acontecerá no dia 06, das 9h às 14h, haverá o sorteio de uma libélula de bambu produzida pelos artesãos às 12h.  Roberto estará presente na feira e mostrará todos os detalhes produzidos pela dupla.

Os artesãos também participam de outras duas feiras. Aproveite para conhecê-los:

  • Feira de Artes e Artesanato de Barueri – todos os sábados das 9h às 18h, em frente à Prefeitura;
  • Feira de Artes na Praça Omaguás em Pinheiros – São Paulo, todos os domingos das 10h às 17h.

Para conhecer um pouco mais do trabalho deles, acesse o blog:  yuraritombo.blogspot.com.br .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s