Sousas Futebol Clube – Você conhece a história desse time centenário?

sousasfc

Mais do que um time de futebol, um local histórico. O Sousas Futebol Clube faz parte da história do distrito de Sousas e, como nós da Vila das Artes, adoramos destacar as curiosidades do distrito, resolvemos hoje lembrar um pouquinho dessa história…

Em meados de 1910 jovens Sousenses brincavam de chutar uma bola de couro ou pano através das balizas para marcar “Gols“. As balizas (traves) ficavam em cantos opostos do terreno, proporcionando correria de um canto para o outro e levantando poeirão e entretenimento para as crianças e jovens daquele local.

O jogo era praticado em terrenos baldios nas proximidades do Rio Atibaia, que era o único local onde os garotos poderiam jogar sem atrapalhar. Tudo era improvisado e diversos animais transitavam pelo local, coisa que interrompia por diversas vezes a brincadeira.

Estádio Municipal José Iório – um novo rumo!

Eis que em 1917, José Iório, um dos nove filhos do ilustre morador Antônio Iório, decidiu doar um terreno para que os garotos tivessem aonde se divertir. O local ficava do lado esquerdo do córrego dos Pires (ao lado do atual Centro de Saúde de Sousas) e fazia parte das imediações do Hospital Psiquiátrico “Dr. Cândido Ferreira”.

A construção do Campo de Futebol foi realizada pelos esportistas em seu tempo livre. O trabalho durou longos meses e, ao final da construção, nasceu o ARRAIAL FUTEBOL CLUBE , em 20 de abril de 1.918, local que passaria a se chamar “Estádio Municipal José Iório”, sede do time do “Sousas Futebol Clube”.

Curiosidades

  • As primeiras casas do bairro surgiram quase 40 anos após a existência do campo de futebol.
  • Os fundadores da agremiação foram  Oscar Corrêa da Silva, Francisco Gambetta , Raimundo de Sousa Carlos Alberto Leal de Magalhães , Líli Martinelli e Lavínio Teixeira.
  • As cores do uniforme da equipe são o Vermelho, o Preto e o Branco (continuam até hoje ).
  • Equipes como Ponte Preta, Guarani, Mogiana, Gazeta, São João, Guanabara, Vila Industrial e Bonfim, vinham enfrentar o Leão do Ramal Férreo, denominação dada pela população em virtude de enfrentar com coragem as equipes de renome no meio esportivo da época onde dificilmente era derrotado.
  • O futebol chegou ao Brasil no século XIX (1894). Charles Muller trouxe da Inglaterra 02 bolas de couro e diversos materiais esportivos para a prática do soccer (Futebol), esporte inventado pelos ingleses, jogado com uma bola de couro (Capotão) e duas equipes com 11 jogadores cada.

 

Ficou curioso para saber mais? Visite o site do clube:

http://www.sousasfc.com.br/

Participe!

Você tem histórias interessantes do distrito de Sousas para contar?

Tem alguma curiosidade?

Escreva-nos e mande sua sugestão: viladasartes@a2n.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s