Aprenda a guardar, limpar e conservar seus acessórios em prata!

A Prata é uma joia nobre. Ela já foi conhecida como “prata de lei” devido a uma lei portuguesa, do século XV, que estabelecia que a prata deveria ter pelo menos 80% de pureza. Hoje em dia, a prata de lei no Brasil pode ser a classificada em Prata 950 (contém 95% de prata pura e 5% de outros metais) e Prata 925 (92,5% de prata pura e 7,5% de outros metais), o que garante a durabilidade e qualidade da peça.

A prata, porém, oxida com mais facilidade, o que pode deixar a peça “escura”.  Esse fenômeno afeta apenas a camada externa da peça e não sua qualidade.

prata_falangocarlos

Saber cuidar dos acessórios em prata é essencial para ter joias sempre bonitas. Veja algumas dicas:

– Produtos de limpeza, água oxigenada, cola, luvas de latéx, medicamentos, cremes, pomadas, perfumes e alguns alimentos, como o ovo, cebola, maionese e até mesmo a umidade e o próprio suor causam o escurecimento e tiram todo o brilho da prata.

– Após aplicar cremes, perfumes ou spray para cabelos, espere pelo menos 10 minutos antes de colocar suas joias.

– Retire sempre anéis e pulseiras quando realizar qualquer atividade doméstica, pois produtos de limpeza em geral e alimentos desgastam as joias. Caso não seja possível retirar a peça, use luvas que não sejam de látex.

– Não use joias de prata no mar ou piscina, pois o contato com a água salgada e o cloro pode danificar as peças.

Para a conservação destas peças, as palavras-chave são limpeza e armazenamento:

– Esqueça aquela imagem de um porta-joias repleto de peças, umas sobre as outras. As peças em prata devem ser acondicionadas separadamente ou em saquinhos de plástico bem fechados para evitar a entrada de ar e conservar o brilho da peça. Uma dica é envolver cada peça em “magic pack”, aquele plástico transparente utilizado na cozinha.

– Deixe as peças em prata longe da luz, principalmente da luz do sol, pois o calor acelera a oxidação.

Como limpar?

– As peças raramente utilizadas devem ser limpas imediatamente após o uso e guardadas em lugar seco envolvidas em papel-toalha.

– Limpe a peça com uma flanela seca e sem nenhum abrasivo. Nunca use esponjas ou produtos que arranhem a prata; prefira escovas e panos macios.

Prata na Vila!

Se você precisa renovar o seu estoque de peças em prata, a Vila das Artes é o lugar certo!

O Carlos Yamassaki é um designer de joias paulista que trabalha com prata há mais de 10 anos. Para saber mais sobre ele clique aqui.

A Cirlene, responsável pelo Ateliê Falango, produz diversas peças em “prata de lei” e sempre tem muitas novidades e promoções. Para saber mais sobre o Ateliê, clique aqui.

A próxima edição da feira é dia 03/11, nos vemos lá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s