Vila das Artes realiza Workshop de Mandala para crianças e adultos

Na próxima edição da Vila das Artes que acontece no domingo, dia 5 de julho, será realizado um Workshop de mandala com o artista Victor Marques para crianças a partir de 7 anos e adultos. A oficina acontece das 09h às 14h, durante o tempo de duração da feira e todo o material (palitos de churrasco e linhas) será fornecido para confecção das mandalas. O objetivo do Workshop é despertar o interesse e a criatividade das crianças para a arte.

mandala1

Contato inicial com a arte

Victor Marques cursou Artes até o terceiro ano na PUC e tem uma história de envolvimento com a arte que vêm desde cedo, uma vez que sua tia Regina Marques, expositora da Vila das Artes com A Cor do Colar, o guiou a seguir esse caminho. O seu primeiro contato com a mandala, também chamado de olho de deus foi com 14 anos, quando sua tia o levou para uma ONG, na qual realizava mandalas para crianças. Autodidata Victor aprendeu a fazer mandalas na “raça”, uma das oportunidades que teve de aprimorar essa técnica, além dos tutoriais na internet foi uma oficina de mandala que organizou em uma escola durante a realização do curso de Artes.

No início, ele apenas pintava e desenhava mandala, mas depois de um tempo começou a desenvolver o olho de deus mais simples com 4 pontas e 2 varetas, mudando a cor e a ordem do sentido da linha e em seguida foi se especializando e adquirindo novas experiências através de técnicas mais complexas. Apesar de ter uma relação com a mandala desde a infância, apenas agora ele se dedica exclusivamente à arte. Era vendedor anteriormente, mas não se sentia plenamente realizado, pois trabalhava apenas por necessidade de sobrevivência e não por amor e realização pessoal.

Confecção de mandala como terapia da alma

Depois que passou a se dedicar exclusivamente a essa técnica há uns 3 meses houve uma mudança na sua vida e o trabalho se tornou uma extensão do seu corpo, como ele mesmo conta. Segundo Victor, a mandala trouxe a tranquilidade, enriquecimento espiritual que precisava, como uma espécie de terapia, pois costumava ser muito ansioso e hiperativo. A terapia consiste justamente no processo de criação da mandala que vai da escolha do bambu em um contato pleno com a natureza até a confecção do olho de deus, com base em muita paciência e concentração. Para ele é preciso estar completamente focado, concentrado e envolvido espiritualmente ao criar uma mandala para que aquilo faça sentido.

Significado das mandalas

Victor conta que a mandala é uma técnica milenar que surgiu na tribo mexicana Huichol, que criava amuletos para que fossem passados de geração em geração como proteção para os filhos. Muitas pessoas podem obter mandalas apenas como um objeto decorativo, mas Victor explica que tem um significado muito mais profundo, uma vez que as cores presentes nas mandalas transmitem energia e vibrações. Por isso, a fé está muito relacionada também, pois sem crença no poder de transformação da mandala para a casa, para a vida, dificilmente isso terá algum significado.

A mudança tem que partir de dentro e ter fé em algum deus, divindade, uma força maior, seja ela qual for, ajuda a criar essa identificação mais profunda com o olho de deus. A mandala é como uma oração, mas isso não significa que um ateu não pode criar ou ter uma mandala, pelo contrário, se o objeto transmite bem estar a ele e, na confecção ajuda na coordenação motora e adquirir habilidades ou simplesmente o ajuda a relaxar, isso também é válido na filosofia.

Compareça ao Workshop de Mandala no dia 05 de julho!

Conheça mais do trabalho de Victor aqui: https://www.facebook.com/sierramadremandalas/

Para mais informações entre em contado através do e-mail sierramandalas@gmail.com ou (19) 9 9508-1022

Confira mais fotos do trabalho de Victor:

mandala2

mandala_3

mandala4

mandala5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s